Dicas de como escrever e-mails que vendem

junho 09, 2015
Victor Palandi

Para conseguir ter o destaque e alcançar os resultados esperados com vendas, toda empresa que se preze deverá sempre procurar por se fazer presente na internet, já que é nela que as coisas de fato acontecem nos dias de hoje.

Pois uma das formas de explorar tudo que a internet tem a oferecer de vantagens para empresas que desejam vender mais e melhor é justamente usar ferramentas importantes existentes dentro do mercado digital.

O marketing digital oferece uma série destas ferramentas, e uma das mais interessantes e eficientes atende pelo nome de e-mail marketing, que nada mais é do que enviar e-mails para clientes ou para potenciais clientes para ofertar produtos e também para melhorar o relacionamento.

Mas para fazer com que o e-mail marketing funcione realmente você deverá saber como escrever e-mails que sejam realmente capazes de vender mais e melhor, e isto pode não ser assim tão fácil.

Portanto, nas próximas linhas nós vamos dar algumas dicas importantíssimas e realmente matadoras para que você e qualquer um possam ser capazes de escrever e-mails que vendem praticamente de tudo. Vamos prestar atenção!

Procure não ser tão profissional

Há pessoas e empresas que fracassam no envio de e-mails e que não conseguem vender bem justamente por serem muito profissionais em seus contatos, o que praticamente elimina a possibilidade de construção de algum tipo de relação mais próxima com os clientes.

O ideal é sempre procurar enviar e-mails regularmente que também tenham conteúdo voltado para o que realmente interessa aos seus clientes, como, por exemplo, informações úteis relativas ao nicho que você deseja explorar.

Portanto, procure sempre levar isto em conta na hora de enviar e-mails na tentativa de vender mais produtos e serviços, pois é justamente por meio deste tipo de mensagem que você passará a conseguir ter condições de ganhar a confiança dos clientes, que passarão a apreciar o recebimento de seus e-mails.

Não seja muito formal

Pois se para escrever e-mails que vendem você não poderá ser estritamente comercial, a verdade é que outra coisa que você não poderá ser na hora de escrevê-los é ser muito formal.

Procure usar uma linguagem mais impessoal, sem tantos termos técnicos e que seja agradável de ser lida por alguém, pois uma coisa que muitos especialistas no assunto costumam dizer é que e-mails escritos de maneira mais despretensiosa costumam ter resultados muito melhores do que os e-mails carregados de termos técnicos e que utilizam linguagem mais rebuscada.

Seja criativo

A criatividade é literalmente a alma do negócio, portanto, se você deseja realmente fazer com que seus e-mails sejam lidos e sejam capazes de aumentar seus índices de conversão, não exclua da construção deles uma boa dose de criatividade.

Se diferencie dos demais em todos os aspectos, procurando de fato entregar conteúdo diferenciado e interessante, e não deixe de demonstrar que você realmente se importa com cada cliente em potencial que faça parte de sua lista de e-mails.

Os resultados para e-mails mais criativos e que fogem do “lugar comum” são sempre melhores do que os resultados para e-mails corporativos chatos e sem qualquer tipo de atrativo para as pessoas.

Dicas de como escrever e-mails que vendem

Dê um caráter mais personalizado ao seu contato

Quando você for começar a escrever seus e-mails com a clara intenção de vender mais, procure sempre dar um caráter mais personalizado ao seu contato, incluindo informações interessantes e que demonstrem que você conhece, ao menos um pouco, sobre a pessoa que está lendo este e-mail.

Coloque o nome no início do e-mail, mas procure inserir algumas informações, sempre que possível, que sejam pertinentes à pessoa, para que ela se sinta realmente feliz e perceba que a empresa que está tentando fazer contato com ela de fato se interessa por ela em todos os sentidos.

Apresente o produto como um benefício

Antes de qualquer outra coisa, você deverá ter em mente que será necessário apresentar um problema para o cliente, para que depois disto, você apresente a solução para este problema: o seu produto.

Então, com base nisto, procure sempre apresentar o produto como sendo um benefício, para que o cliente pense que ao comprá-lo, ele não estará levando apenas um produto, mas estará levando também uma solução para um problema que foi apresentado anteriormente.

Esta prática já é consagrada no marketing há milênios, pois desde que mundo é mundo, há vendedores criando problemas para depois apresentar as soluções e tentar ganhar algum dinheiro com isto.

Faça um fechamento matador!

Este é simplesmente o momento mais importante do e-mail, já que é nele que a venda de fato pode ser concluída, e é por meio dele que você consegue medir se todo o restante do e-mail de fato foi bem escrito e deu resultado.

Portanto, procure sempre caminhar na direção da simplicidade, pois apontar para o lado da complexidade nestas horas, com um fechamento de e-mail cheio de embromação pode ser um erro fatal para quem deseja vender mais e melhor.

Seu fechamento deverá ser simples, e, o principal de tudo, deverá ser o mais rápido possível, pois na correria do dia a dia, as pessoas querem, mais do que nunca, rapidez neste tipo de situação.

Cuidado com a qualidade da escrita

Agora que você já sabe o que fazer para deixar seu e-mail o mais interessante e atraente possível, você precisa saber também o que fazer para deixá-lo também sem qualquer tipo de erro de português, pois este tipo de situação pode colocar todo o seu trabalho em risco.

E-mails profissionais simplesmente não apresentam erros de português, e quando erros aparecem, há clientes que simplesmente ignoram o conteúdo e focam apenas nestes erros, fazendo com que todo o restante seja deixado de lado e colocando a venda em risco completo.

Portanto, tome sempre o máximo de cuidado possível para não deixar que seus e-mails de vendas sejam enviados com erros de digitação ou de português, pois isto poderá ser extremamente prejudicial para o seu projeto de vendas, gerando prejuízos consideráveis e arranhando a imagem de sua empresa e de seu negócio.

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *